notícias do curso de primeiros socorros

COMO FOI O CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS EM EQUINOS

Depois de uma semana com dias quentes nos castigando em São Paulo, a simples ideia de ir para a Serra da Cantareira deixava o dia mais leve. Foi lá, em meio a muito verde, que acompanhamos o CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS EM EQUINOS, promovido pela JJVet Medicina Esportiva, com o apoio da Villa Hípica de Caieiras e do Mercado de Cavalos. A sexta começava bem e os próximos dias prometiam bons momentos!

O conteúdo do curso foi transmitido de duas formas. Na primeira metade do dia eram apresentadas informações teóricas, com o auxílio de fotos e vídeos. Logo após o almoço era a hora de por a “mão na massa” e praticar nos cavalos, o que havia sido ensinado. A estrutura oferecida pelo Clube de Campo da APM se encaixou com exatidão naquilo que precisávamos e, além da apoio e bom atendimento recebido, levamos um lugar paradisíaco de brinde!

Para esta primeira edição do curso contamos com uma turma pequena, composta por estudantes de veterinária de diferentes faculdades. O número reduzido de participantes foi providencial: por haver menos pessoas do que a capacidade prevista, foi possível dar mais atenção a cada participante e transmitir informações de maneira mais envolvente. Saímos ganhando ao criar uma relação mais rica com quem participou do curso e cada aluna recebeu informações e colocou seus conhecimentos em prática de forma mais intensa.

A dinâmica do curso foi muito produtiva. Durante a parte teórica, o Dr. Joffre demonstrou grande conhecimento, simpatia e, por que não dizer, talento, para estimular a participação das estudantes. Perguntas e comentários foram feitos com desenvoltura desde os primeiros momentos.

Uma frase comum, ouvida durante os 3 dias do curso foi: “Nossa, eu nunca tinha visto isso”. Como havia somente alunas de veterinária, trata-se de um comentário preocupante, afinal, faculdades são o clímax da vida acadêmica de um profissional. É na faculdade que se deve ter acesso a tudo que será encontrado na vida profissional. Mas, muito mais importante do que criticar uma faculdade ou seu currículo, é dar ao estudante interessado os meios para que ele cresça e desenvolva seus conhecimentos de forma consistente. E o Curso de Primeiros Socorros em Equinos atingiu este objetivo!

Inúmeras práticas e situações foram vistas no curso. Desde exames simples, feitos em um atendimento corriqueiro, até os procedimentos indicados para cuidar de pequenos ferimentos, cólicas, fraturas (com direito a diferentes tipos de imobilização) ou ainda na aplicação de medicamentos, anestésicos e soro antiofídico. Até uma transfusão de sangue foi realizada pelas alunas!

Para nós, foi uma experiência recompensadora. Queremos registrar o quanto estamos satisfeitos por termos ajudado a promover um curso importante como este. Queremos também agradecer a Villa Hípica de Caieiras por nos ter recebido e por dar todo o apoio para que tudo acontecesse conforme o previsto. Por último damos nossos cumprimentos às participantes que privilegiaram esta primeira edição do curso: garotas novas, com muita iniciativa e interesse, que dedicaram seu tempo de descanso a aprender muita coisa que será útil em seu dia a dia na profissão e que, com certeza, as tornará profissionais diferenciadas e competentes!

UMA NOVA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR
Para aqueles que não puderam participar, já está sendo organizada uma nova edição do curso, prevista para maio. Além do curso de Primeiros Socorros, também será ministrado um curso especial voltado ao tratamento de cólicas. Acompanhe o site e os boletins que enviamos periodicamente e aproveite a oportunidade de participar das próximas edições deste curso e de outros programas educacionais que estamos desenvolvendo.

Texto retirado do site: http://mercadodecavalos.com.br/noticias/educacao/como-foi-o-curso-de-primeiros-socorros-em-equinos/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s